O Communiqué final do T20 – documento que consolida as recomendações das cinco forças-tarefas reunidas ao longo do processo do grupo e que serve de insumo para as discussões do G20 – está disponível para download. As propostas abrangem temas centrais da presidência sul-africana, como reforma da governança global, financiamento para o desenvolvimento, inclusão digital, solidariedade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a aceleração da ação climática com transições energéticas justas.
A Plataforma CIPÓ co-liderou a força-tarefa dedicada à aceleração da ação climática e à promoção de transições justas do T20 África do Sul, em parceria com a Southern Transitions e o Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI).
A CIPÓ é também coautora do policy brief “From Principles to Action: Strengthening the G20 Approach to Just and Inclusive Energy Transitions”, assinado por Beatriz Mattos (Plataforma CIPÓ); Anna Pérez Català e Marta Torres Gunfaus (IDDRI); e Anthony Dane, Lauren Hermanus e Manav Khanna (Southern Transitions).
O texto aponta que os Princípios do G20 para transições justas (adotados em 2024) são um avanço político importante, mas carecem de instrumentos concretos – como mecanismos de proteção social, salvaguardas à biodiversidade, instrumentos de responsabilização e meios de financiamento – para garantir implementações efetivas em escala.
Os policy briefs do T20, incluindo o documento co-assinado pela Plataforma CIPÓ, estão disponíveis na página do T20. O Communiqué final também pode ser consultado e baixado como referência das propostas apresentadas ao G20.





