CIPÓ compõe Comitê de Direção da Campanha “1 for 8 Billion”

A Plataforma CIPÓ integra o novo Comitê de Direção da Campanha “1 for 8 Billion”, cuja finalidade é reformar o sistema de seleção do Secretário-Geral das Nações Unidas, para torná-lo mais transparente e inclusivo. Organizações como CIVICUS, Southern Voice e WomanSG também estão envolvidas na iniciativa.

O objetivo principal é assegurar que o processo de escolha do próximo Secretário-Geral seja baseado no mérito, aberto à participação da sociedade civil e que leve em consideração a diversidade global.

Atualmente, essa seleção é dominada pelo Conselho de Segurança, sendo que nunca houve uma mulher ocupando o cargo. A sociedade civil almeja uma voz mais proeminente no processo de nomeação e na ONU como um todo.

Há várias maneiras de participar: inscrevendo suas organizações como membros da coalizão, assinando uma carta em apoio à indicação de mulheres como Secretárias-Gerais e solicitando que seus governos nacionais endossem os princípios da campanha para garantir um processo justo e aberto na seleção do líder das ONU.

A questão é um dos temas da edição de maio da Blue Smoke, intitulada “One Rule for Them, One Rule for Us”. A Blue Smoke é uma iniciativa liderada pela UNA-UK, pela Plataforma CIPÓ e por um consultor da Strategy for Humanity para promover maior responsabilidade e transparência nas Nações Unidas.

Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/