A Plataforma CIPÓ ampliou sua incidência internacional com o envio de cinco contribuições formais à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). As propostas tratam de temas centrais para os países do Sul Global, incluindo o fortalecimento do Programa de Trabalho sobre Transição Justa (JTWP), a necessidade de financiamento específico para garantir transição justa, a valorização de saberes científicos, tradicionais e locais em políticas de inovação, e a participação plena e efetiva de povos indígenas nos processos das convenções do Rio.
As contribuições têm como objetivo influenciar decisões e processos em curso no âmbito da UNFCCC, especialmente no caminho rumo à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. Com isso, a CIPÓ reforça seu compromisso com uma transformação socioambiental centrada na justiça e na equidade, combinando pesquisa, articulação com parceiros e incidência política.
Entre os destaques:
- Princípios e plataforma de implementação para transições justas
A CIPÓ submeteu sua primeira contribuição ao JTWP propondo a adoção de Princípios de Alto Nível sobre Transições Justas, inspirados nos princípios já acordados pelo G20, e a criação de uma Plataforma de Matchmaking para apoiar a implementação de transições energéticas justas. A proposta toma como referência a experiência da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Leia aqui o documento completo (em inglês) - Negociações formais e novo mandato para transições justas
Em parceria com Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA), Instituto Alana, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Comitê da COP30 e outras organizações, a CIPÓ defende que as negociações sobre transições justas avancem com seriedade e resultem em compromissos concretos. A contribuição propõe a criação de um Comitê de Transição Justa e a renovação do mandato do JTWP em 2026, assegurando sua continuidade, sua expansão e o aumento da ambição.
Leia aqui o documento completo (em inglês) - Integração de saberes em políticas climáticas globais
A CIPÓ e a World-Transforming Technologies (WTT) recomendam que políticas climáticas globais incorporem não apenas o conhecimento científico, mas também os saberes tradicionais e locais — essenciais para soluções mais justas e eficazes. A proposta também defende que tecnologias e inovações sejam desenvolvidas de forma colaborativa, com a participação ativa de povos indígenas e comunidades locais.
Leia aqui o documento completo (em inglês) - Financiamento dedicado para transições justas no Roadmap Baku-Belém
A CIPÓ propõe que o Roadmap from Baku to Belém to 1.3 Trillion reconheça explicitamente a necessidade de um financiamento específico, dedicado e adicional para apoiar transições justas — complementar aos recursos voltados à mitigação, adaptação e perdas e danos.
Leia aqui o documento completo (em inglês) - Participação integrada de povos indígenas nas convenções do Rio
Em contribuição à consulta pública da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a CIPÓ, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a WTT defendem que o conhecimento indígena — por ser oral e incorporado — só será plenamente incluído nas três convenções do Rio se houver participação efetiva, digna e integrada de povos indígenas e comunidades locais em todos os processos.
Leia aqui o documento completo (em inglês)