A edição de março da Blue Smoke, intitulada “There Will Be a Woman… Soon”, destaca a necessidade de a ONU ter uma Secretária-Geral mulher, já que a organização completa quase 80 anos tendo tido apenas Secretários-Gerais homens. Ao final da reunião anual da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), a Blue Smoke se juntou à Plataforma CIPÓ e a cerca de 60 organizações na assinatura de uma carta aberta pedindo que os Estados-membros da ONU apenas nomeiem mulheres candidatas na próxima eleição (2025-2026).
Entre as nomeações de altos cargos destacadas na edição, estão: Subsecretaria Geral para Segurança e Proteção (DSS, do inglês), Secretaria Geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Conselho Especial sobre a Responsabilidade de Proteger, e Defensoria dos Direitos das Vítimas. Também são tema do número a nomeação de um Grupo Independente de Revisão para avaliação da atuação da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA), o processo de nomeação do Diretor Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), e a criação do Escritório de Antirracismo.
Por fim, a edição destaca a publicação “Strengthening Citizen Participation in Global Governance”, fruto de parceria entre UN Foundation, Iswe, Southern Voice, Blue Smoke e Plataforma CIPÓ, sublinhando a importância da participação social na ONU e na governança global.
A Blue Smoke é uma iniciativa liderada pela United Nations Association – UK, pela Plataforma CIPÓ e por um consultor da Strategy for Humanity para promover maior responsabilidade e transparência dentro das Nações Unidas, especialmente no que diz respeito a eleições e nomeações para altos cargos na organização. A newsletter mensal é publicada em parceria com a Pass Blue.
Inscreva-se aqui para receber a newsletter.