Uso de dados e tecnologias nas Operações de Paz da ONU: práticas e inovações

Em 3 de março de 2021, a CIPÓ participou de mesa redonda sobre “O uso de dados e tecnologias digitais por atores não-ONU”, organizada pelo Departamento de Operações de Paz (DPO) da ONU, em parceria com o Departamento de Apoio Operacional (DOS) e o Departamento de Estratégia de Gestão, Política e Compliance (DMSPC). Durante o evento, a CIPÓ compartilhou suas análises sobre a adoção de tecnologias digitais, tais como Inteligência Artificial (IA) e outros métodos de big-data, além de inovações como detecção de som, no combate e prevenção dos crimes ambientais, bem como na ação climática. A apresentação também abordou os riscos inerentes à incorporação dessas tecnologias e as tendências de uso de novas tecnologias por grupos associados ao crime organizado no Brasil.

A mesa redonda foi realizada como parte do desenvolvimento de uma estratégia de tecnologia de manutenção da paz, desenvolvida em conjunto pelo DPO, DOS e DMSPC. Reconhecendo os potenciais riscos e oportunidades que as tecnologias digitais representam, a estratégia será um componente chave da próxima fase de implementação da Ação para Manutenção da Paz (Action for Peacekeeping – A4P) e estabelecerá metas e ações relacionadas para o Secretariado da ONU, bem como para parceiros externos. A estratégia se concentrará em quatro áreas amplas: (1) segurança e proteção, (2) monitoramento e análise de conflitos na implementação do mandato, (3) treinamento e capacitação de pessoal civil e uniformizado e (4) tendências no uso de tecnologia por partes do conflito.