Em 12 de abril de 2022, a Coalizão pelo Direito ao Meio Ambiente Saudável organizou um seminário de especialistas sobre “Reconhecimento pela ONU do direito a um ambiente limpo, saudável e sustentável: desenvolvimentos passados e perspectivas futuras”. O debate ocorreu às margens da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Para demonstrar aos Estados Membros o amplo apoio à adoção da resolução, o debate contou com mesas redondas interativas com intervenções de Relatores Especiais da ONU, entidades da ONU, especialistas acadêmicos, líderes da sociedade civil, representantes do setor privado e defensores dos direitos humanos ambientais.
Durante a discussão, a Plataforma CIPÓ levantou a necessidade de um mecanismo internacional eficaz para monitorar a implementação do direito, inclusive por meio da participação da sociedade civil. Ressaltou também que, na América Latina e no Caribe, o Acordo de Escazú oferece uma oportunidade única para promover o direito a um meio ambiente saudável em toda a região, especialmente por meio da proteção reforçada dos defensores do meio ambiente.
Plataforma CIPÓ está entre as organizações que assinaram o Apelo pelo Reconhecimento Global do Direito ao Meio Ambiente Saudável.