Desafios socioambientais da emergência climática são tema de série de ações no Rio

Do local ao global: como enfrentar os desafios socioambientais da emergência climática? É o que a Plataforma CIPÓ, o LabJaca e o Club de Madrid discutiram no dia 17 de novembro, em uma série de atividades no Rio de Janeiro.

O dia começou com um tour pela região conhecida como “Pequena África”, espaço histórico da comunidade afro-brasileira localizado na zona portuária da cidade. O passeio incluiu passagens pela Pedra do Sal, pelo Cais do Valongo, e pelo Instituto Pretos Novos.

Na sequência, promovemos uma mesa-redonda com as participações da deputada federal Benedita da Silva, do presidente do Club de Madrid, Danilo Türk, e da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula. Também estiveram presentes lideranças do Rio de Janeiro ligadas à Casa Fluminense e ao Data Labe. Por fim, a agenda encerrou com uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade.

O principal objetivo das ações foi identificar soluções práticas que estejam à altura dos desafios em todos os níveis, desde o local até o global.

A diretora de programas da CIPÓ, Mariana Rondon, lembrou que o avanço no desenvolvimento e na inclusão social não pode ser negligenciado. “Se buscamos um futuro mais adequado para as pessoas e para o planeta, devemos tornar nossas sociedades mais justas e sustentáveis – e isto deve ser uma prioridade em nossa agenda”.