Da Assembleia Geral à COP26 e além: O Futuro da Governança Climática

A CIPÓ co-patrocinou o evento “Da Assembleia Geral à COP26 e além: O Futuro da Governança Climática”, promovido pelo Stimson Center, que aconteceu no dia 23 de setembro de 2021. O evento abordou as conclusões 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que mostra que o mundo tem poucas chances de alcançar as metas de mitigação da mudança do clima no curto prazo, dada a contínua degradação do meio ambiente.

Os participantes destacaram o fato de que os programas de ação climática dos Estado não são ambiciosos o suficiente e que os mecanismos existentes de governança global permanecem fracos e fragmentados. As perguntas norteadoras do evento foram: “Quais abordagens e inovações de governança a comunidade internacional deve considerar como uma questão prioritária para a ação climática? E quais estratégias podem ser consideradas para garantir que essas inovações sejam implementadas?

Palestrantes:

• Maja Groff, Coordenadora, Comissão de Governança do Clima
  • Richard Ponzio, membro sênior e diretor do Programa de Governança Global, Justiça e Segurança do Stimson Center e membro da Comissão de Governança do Clima (apresentando o relatório do Stimson Center “ Construindo Juntos e Mais Ecológicos: Vinte Iniciativas para um Justo, Saudável e Sustentável Recuperação Global ”)
  • Jimena Leiva Roesch, membro sênior e chefe de Paz e Desenvolvimento Sustentável do Instituto Internacional da Paz e membro da Comissão de Governança do Clima
  • Dhabia Al-Mohannadi, Professora, Texas A&M University no Qatar
  • Katharine Rietig, Professora Associada em Política Internacional na Universidade de Newcastle e Membro da Rede de Governança Climática
  • Michael Collins, Diretor Executivo para as Américas no Instituto de Economia e Paz
  • Magnus Jiborn, chefe de pesquisa, Global Challenges Foundation e membro da Comissão de Governança do Clima