O pesquisador Nycolas Candido representou a Plataforma CIPÓ nesta terça-feira (29/4) no diálogo interativo “Reforming the Global Financial Architecture: IFA-FFD Dialogue on FFD4 Priorities at the ECOSOC Forum on Financing for Development (FfD)”. O evento ocorreu de forma híbrida (on line e presencial, em Nova Iorque) e reuniu especialistas da sociedade civil e representantes da ONU com o objetivo de debater caminhos para uma arquitetura financeira internacional mais justa.
Coorganizado pela Coalition for the UN We Need (C4UN) e pela Impact Coalition on International Financial Architecture Reform and Financing for Development (IFA-FfD), em parceria com a Bahá’í International Community e com o apoio da CIPÓ, o encontro abordou a necessidade de fortalecer mecanismos de financiamento ao desenvolvimento, com foco na justiça fiscal internacional, reestruturação soberana de dívidas e ampliação de recursos para países de baixa renda. Também foram discutidas alternativas inovadoras, como os investimentos públicos globais (Global Public Investment), e a importância de engajar o Sul Global na construção de soluções.
Entre os temas centrais estiveram a urgência de uma governança mais democrática nas instituições financeiras internacionais, a criação de mecanismos transparentes e equitativos para o tratamento de dívidas soberanas e o fortalecimento da cooperação internacional em torno do financiamento climático. Os participantes se comprometeram a seguir com os debates em Sevilha, na Espanha, durante a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4).