A Plataforma CIPÓ marca presença na Climate Week da América Latina e do Caribe 2025, realizada entre os dias 19 e 23 de maio na Cidade do Panamá. Direto do evento, a diretora-executiva da CIPÓ, Maiara Folly, acompanha os debates sobre a implementação dos compromissos assumidos no Acordo de Paris.
Um dos destaques da programação é o Implementation Forum, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, com a participação de governos, sociedade civil, setor privado e bancos de desenvolvimento. O fórum é liderado pela presidência brasileira da COP30 e busca soluções práticas para acelerar a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), especialmente no que se refere ao financiamento climático, à cooperação tecnológica e aos mercados de carbono.
Na abertura do fórum, a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, destacou o senso de urgência que mobiliza diferentes setores em torno da agenda climática. “Depois de uma década de construção das regras do Acordo de Paris, a prioridade da COP30 deve ser a implementação concreta dessas diretrizes”, afirmou. Toni também defendeu o fortalecimento do multilateralismo e a valorização de soluções já existentes em territórios, como aquelas desenvolvidas por comunidades locais, povos indígenas, governos subnacionais e setor privado.
“Estamos convocando um mutirão global, um esforço coletivo para acelerar as ações climáticas. Todos podem fazer parte da solução”, declarou. Toni ainda enfatizou a necessidade de reavaliar processos e avançar com mais rapidez, inclusão e coragem. Segundo ela, a próxima geração vai nos perguntar onde estávamos quando as decisões precisavam ser tomadas. “Precisamos agir agora, juntos, para garantir o limite de 1,5 grau”.
As Climate Weeks são iniciativas da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) que transformam decisões multilaterais em ações concretas no território — priorizando justiça climática, inclusão e urgência.
As discussões serão aprofundadas na próxima rodada de negociações internacionais sobre clima, durante a Conferência de Bonn, na Alemanha, entre os dias 16 e 26 de junho. A CIPÓ também deve acompanhar os debates in loco. A expectativa é de que os países signatários do Acordo de Paris apresentem suas novas NDCs até setembro, como preparação para a COP30, que será realizada em Belém do Pará, em novembro.
Durante a Panama Climate Week, a presidência brasileira da COP30 anunciou o “Mutirão Global contra a Mudança do Clima”, iniciativa coordenada pelo embaixador André Corrêa do Lago que visa ampliar a participação e o diálogo no processo preparatório da conferência. A proposta é envolver diferentes atores — governos, instituições, especialistas e sociedade civil — na construção de uma agenda climática mais inclusiva, eficaz e orientada para resultados concretos.