No dia 10 de Dezembro, Gabrielle Alves, pesquisadora da CIPÓ, participou do Young Thinktankers Forum na 2021 Africa Think Tank Summit. A Southern Voice, organizadora do evento, é uma das parceiras da African Capacity Building Foundation (ACBF). O principal tema da Cúpula foi a transformação digital no pós covid-19 na África: oportunidades, desafios e opções para reconstruir melhor.
A Cúpula proporcionou um espaço para grupos de reflexão africanos e as principais partes interessadas compartilharem boas práticas e debaterem estratégias inovadoras para impactar as políticas públicas e apoiar a implementação da agenda de transformação digital de África.
Atualmente, a maioria dos países africanos tem agendas de digitalização e estão implementando várias iniciativas destinadas a contribuir para a transformação digital do continente. Embora a nível continental, uma Estratégia de Transformação Digital abrangente para a África (2020-2030) tenha sido introduzida pela União Africana (UA), individualmente, os países estão usando tecnologias digitais e inovação para transformar suas próprias economias.
No entanto, apesar do sucesso alcançado pela África até agora, os dados da GSMA Intelligence (a fonte definitiva de dados, percepções e previsões das operadoras móveis globais) mostram que a África ainda está atrás de outras regiões (desenvolvidas e em desenvolvimento). Por exemplo, a porcentagem da população coberta por redes 3G e 4G em 2020 é, respectivamente, 76% e 58% na África, 94% e 84% na Ásia e 93% e 83% na América Latina e Caribe.
Os participantes do evento discutiram quais capacidades são necessárias para acelerar a implementação da Estratégia de Transformação Digital da UA (2020-2030) e como ela pode facilitar a implementação de políticas e ações sólidas de transformação digital em nível regional e nacional.