CIPÓ participa como painelista de evento sobre Transformação Ecológica rumo à COP30

O evento “Novo Brasil: Dois anos de Transformação Ecológica rumo à COP30”, realizado na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, no dia 28 de agosto, reforçou o papel do país como protagonista climático a caminho da COP30, em Belém.

Organizado pelo Ministério da Fazenda em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV (FGV DGPE), como parte da programação oficial da Rio Climate Action Week (RCAW), o encontro reuniu governo, setor privado, academia e sociedade civil.

A Plataforma CIPÓ participou como painelista convidada, com Mariana Rondon, diretora de programas, destacando o papel histórico do Brasil na agenda climática global e a relevância do Plano de Transformação Ecológica para a COP30.

“Eu queria olhar um pouquinho para trás, para a gente poder olhar para frente, olhar para a COP30”, afirmou Rondon. “Isso fala sobre a legitimidade do Brasil à frente da COP30. O país tem uma longa história na construção e no fortalecimento da agenda climática global, que remonta à Rio 92, quando foram criadas as bases do arcabouço climático internacional com as três convenções”, completou.

Rondon também lembrou a contribuição brasileira no âmbito do Protocolo de Kyoto, com a proposta dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs), que serviram como base para os mercados de carbono. Segundo ela, revisitar esses marcos é essencial para reforçar a credibilidade e a capacidade de liderança do Brasil diante dos novos desafios climáticos.

O encontro contou com o lançamento do Painel de Monitoramento Público do Plano de Transformação Ecológica, que amplia a transparência e permite à sociedade acompanhar cerca de 100 ações já em implementação. A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, e a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, reforçaram a importância do Plano como pilar da contribuição brasileira para o evento em Belém.

O painel contou ainda com representantes do setor privado, academia e sociedade civil, e destacou a liderança feminina na governança climática global, trazendo perspectivas essenciais para um futuro sustentável e justo. O evento consolidou a posição do Brasil como ator central na integração entre desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e justiça social, em preparação para a COP30.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

linkedin CIPÓ
Facebook CIPÓ
Instagram CIPÓ
Youtube CIPÓ

Últimos Posts