Nos dias 3 e 4 de outubro, a Plataforma CIPÓ realizou, no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, o evento “Global South Policy Dialogue – Promoting Climate Action and Tackling Inequalities: the role of the G20”, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Global Challenges Foundation, a Global Governance Innovation Network, o G20, o T20 e a Prefeitura do Rio de Janeiro. A ocasião reuniu parlamentares, representantes de think tanks, do governo brasileiro e de organizações internacionais, e membros da sociedade civil para discutir o papel crucial do G20 na promoção de soluções mais inclusivas para a crise climática.
Um dos principais objetivos foi abordar o combate às desigualdades, considerando as necessidades dos países em desenvolvimento, além de discutir e fortalecer o papel dos parlamentos regionais na promoção da ação climática e das transições justas. Também foi debatida a pauta de como enfrentar crises de dívida e restrições fiscais no Sul Global. Entre os presentes, destacaram-se nomes como María Fernanda Espinosa, presidente da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas; Maria João Rodrigues, presidente da Fundação para Estudos Progressistas Europeus (Foundation for European Progressive Studies); Chantal-Line Carpentier, chefe na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade of Development), e Felipe Hees, Sous Sherpa do G20 Brasil no Ministério das Relações Exteriores.
Além disso, estudiosos e representantes de países como África do Sul, Brasil, China, Emirados Árabes e Índia também debateram temas prioritários da agenda global, como a importância da participação da sociedade civil e das comunidades mais afetadas diante do cenário de emergência climática.