Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, participou do programa Cidades e Soluções, da Globonews. A edição especial debateu como o Brasil está em relação ao cumprimento das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema, na comparação com o restante do mundo.
Segundo ela, a cooperação internacional, inclusive entre países em desenvolvimento, a chamada Sul-Sul, pode ser um complemento bem valioso às políticas nacionais de preservação. Como exemplo, Folly citou a aliança entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, que, sozinhos, detêm 52% de todas as florestas tropicais primárias remanescentes do mundo.
“[Eles] podem ter maior poder de barganha se se coordenarem para demandar que os países ricos cumpram suas promessas de alocação de recursos”, afirmou.
A diretora-executiva também falou sobre os retrocessos observados em relação às mudanças climáticas. “A gente tem visto que, infelizmente, os países ainda estão recorrendo aos combustíveis fósseis”, pontuou. “Então, hoje, não estão cumprindo as metas do Acordo de Paris”.