Em entrevista à Deutsche Welle Brasil, a diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, comentou o lançamento, em Bruxelas, do policy brief “Novo Governo Lula: Perspectivas para a Política Externa Brasileira e as Relações com a União Europeia”. O texto também foi replicado no UOL.
Segundo Folly, o enfrentamento das mudanças climáticas e a transição ecológica da economia são duas agendas que têm o potencial de unir brasileiros e europeus para além das divergências em outros temas, como a guerra na Ucrânia – desde que haja igualdade nas relações.
“Embora tanto o combate às mudanças climáticas quanto a promoção da transição justa sejam de interesse das duas partes, Brasil e UE têm modelos econômicos diferentes, que estão em graus de desenvolvimento bastante distintos”, destacou.
“A UE já conseguiu se desenvolver tecnologicamente, e o Brasil procura ainda atingir um grau maior de desenvolvimento. As relações foram desiguais no passado: enquanto o Brasil se destacava na exportação de matérias-primas, a UE se destacava mais pela exportação de produtos tecnológicos de valor agregado. É importante tentar corrigir esse desequilíbrio”, completou a diretora-executiva.
De autoria de Folly e de Marília Closs, pesquisadora plena da CIPÓ, a publicação foi produzida em parceria com a Fundação Europeia para os Estudos Progressistas (FEPS) e apresentada durante a Cúpula EU-CELAC.
O evento de lançamento contou com a presença de parlamentares progressistas brasileiros e europeus. O embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também receberam exemplares do estudo.