A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, foi uma das fontes ouvidas na reportagem “Brazil’s Amazon megaprojects threaten Lula’s green ambitions”, publicada pela AP News, da Associated Press.
O texto destaca os desafios e contradições do governo de Luiz Inácio Lula da Silva na área ambiental, incluindo a potencial exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas e obras de infraestrutura, como a renovação da licença da hidrelétrica de Belo Monte e a Ferrogrão, rodovia cujo traçado cortaria diversas Terras Indígenas da bacia do Rio Xingu.
Folly falou sobre a dificuldade de convencer o governo a desistir de projetos considerados estratégicos, mesmo quando há riscos socioambientais significativos.
A AP também consultou a líder indígena Alessandra Korap, do povo Munduruku, que recentemente recebeu o Goldman Environmental Prize em decorrência do seu trabalho contra o garimpo ilegal, e Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, rede de organizações da qual a CIPÓ faz parte.