CIPÓ comenta a nova política externa brasileira

Em matéria para o World Politics Review, a pesquisadora sênior da CIPÓ, Dra. Renata Albuquerque Ribeiro, comentou a expectativa de crescimento da presença brasileira nas questões ambientais do cenário internacional.

A matéria analisa o provável posicionamento do atual governo do Brasil, destacando as já tradicionais bases da política externa brasileira, como o distanciamento de conflitos, as boas relações com os vizinhos e a busca pela paz e pela igualdade social.

Há um esforço de ruptura com o posicionamento do governo anterior, a partir da retomada da participação brasileira em fóruns internacionais. Apesar dos desafios da política interna, como a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro em Brasília, Ribeiro acredita que Lula não irá tirar o foco e empenho da política externa, já que há mais espaço para atuação nesse ponto.

A política externa pode mesmo ser uma área em que [Lula] tem mais espaço para atuar

Renata Ribeiro
Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

linkedin CIPÓ
Facebook CIPÓ
Instagram CIPÓ
Youtube CIPÓ

Últimos Posts