No dia 1º de Novembro 2021, a cofundadora e diretora de programas da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, comentou sobre a COP26, que acontece em Glasgow.
Folly mencionou a necessidade da promoção da justiça climática e de se debater questões associadas ao racismo ambiental, que chama atenção para o impacto desproporcional das mudanças climáticas e dos efeitos ambientais adversos sobre grupos historicamente discriminados, como populações negras, povos indígenas e quilombolas. A diretora da CIPÓ também enfatizou a importância da participação efetiva desses grupos em espaços decisórios sobre temas ambientais e climáticas.
Por fim, Folly destacou a necessidade de países da América Latina, incluindo o Brasil, irem “além de palavras” e agirem, no curto prazo, para cortarem as suas emissões de gases poluentes e, sobretudo, combaterem o desmatamento ilegal na Amazônia. A importância de países desenvolvidos em contribuirem mais para o financiamento climático em países menos desenvolvidos, ao mesmo tempo em que assumem metas climáticas mais ambiciosas, também foi destacada por Folly.
Para saber mais sobre a participação da CIPÓ na COP, clique aqui.