A Plataforma CIPÓ foi eleita membro suplente da Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), ao lado do Instituto Socioambiental (ISA), que ocupa a vaga titular. A nomeação oficial foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de agosto, com mandato de dois anos.
O lançamento oficial da Câmara ocorreu na quarta-feira (10/09), na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, durante o Seminário de Governança Climática e o 2º Encontro Cidades Verdes e Resilientes. O evento reuniu representantes do governo federal, incluindo quatro ministros, organizações da sociedade civil e especialistas para discutir “a governança climática que o Brasil precisa”.
A Câmara de Participação Social é uma das três instâncias consultivas do CIM, responsável por acompanhar e facilitar a implementação do Plano Clima. Sua criação busca ampliar a participação da sociedade civil na formulação e no monitoramento das políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas.
A CIPÓ será representada por sua coordenadora de pesquisa, Beatriz Mattos, enquanto o ISA terá como titular Adriana Ramos, coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental.
Na 1ª Reunião Ordinária da Câmara, foram apresentados seus objetivos, funções e a dinâmica de trabalho. A partir de agora, o espaço passa a contar com a contribuição de diferentes organizações e movimentos sociais no processo de governança climática nacional.