Blue Smoke destaca monopólio britânico na coordenação de assistência humanitária

A edição de agosto da Blue Smoke, intitulada “‘It’s Scandalous’”, destaca que ainda não houve nomeação para o cargo de coordenador de assistência humanitária, chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Ao que tudo indica, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, está aguardando que o Reino Unido indique seus candidatos, o que não paerece ser uma prioridade do governo inglês. A demora na escolha do novo coordenador demonstra insistência em manter o monopólio injustificável do Reino Unido sobre a organização.

A edição ressalta ainda a escolha de Letícia Carvalho, ambientalista negra e brasleira, eleita para a liderança da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) no lugar de Michael Lodge, do Reino Unido. Entre outras nomeações de altos cargos destacadas estão o Grupo Consultivo do Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF), o Chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque (UNAMI) e a presidência da Assembleia Geral (AGNU).

Também houve destaque para um segundo rascunho do Pacto para o Futuro, agora com 82 parágrafos, que mantém parte da linguagem mais assertiva sobre nomeações para altos cargos reinvidicada pela Blue Smoke.

Com relação à próxima eleição para SG, a edição de agosto da Blue Smoke convidou todos e todas a participarem da consulta online que visa apoiar a campanha 1 for 8 Billion.

A Blue Smoke anunciou ainda que a próxima newsletter será uma edição especial sobre representação e igualdade racial no sistema ONU, com lançamento previsto para setembro.

A Blue Smoke é uma iniciativa liderada pela UNA-UK, pela Plataforma CIPÓ e por um consultor da Strategy for Humanity para promover maior responsabilidade e transparência nas Nações Unidas, especialmente no que concerne a eleições e nomeações para altos cargos da organização. A newsletter mensal é publicada em parceria com a Pass Blue.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

linkedin CIPÓ
Facebook CIPÓ
Instagram CIPÓ
Youtube CIPÓ

Últimos Posts