A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, é uma das convidadas do quarto episódio do “Ponto Ipea”, podcast do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que debate os principais desafios da agenda climática global no caminho até a COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém, no Pará.
Intitulado “Quem paga a conta do clima?”, o episódio parte de uma premissa essencial: enfrentar a mudança do clima requer investimento – e muito! Como anda essa conta? Quais estratégias estão em jogo?
Além de Folly, participaram da conversa Camila Gramkow, diretora interina do Escritório do Brasil da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU); Cristina Reis, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda; e Carlos Eduardo Lampert Costa, pesquisador do Ipea.
O debate abordou caminhos para viabilizar o financiamento da ação climática em países em desenvolvimento, discutindo o papel dos títulos verdes, a necessidade de articulação entre políticas públicas e investimentos, e os desafios para ampliar o acesso a recursos que apoiem transições justas.
A série “Ponto Ipea” conta com oito episódios semanais e está disponível gratuitamente no Spotify, Deezer e demais plataformas de streaming. A apresentação é feita pelos jornalistas e técnicos do Ipea Ana Amorim e Cléber Gonçalves. A diretora-executiva da CIPÓ também participou do segundo episódio, sobre transições justas.