A Plataforma CIPÓ acaba de lançar o “Relatório Técnico sobre a Implementação da Declaração de Belém”, estudo inédito que analisa o avanço dos compromissos assumidos pelos países amazônicos desde a Cúpula da Amazônia de 2023. O documento foi apresentado durante a segunda edição do workshop “Cooperação internacional pela Amazônia – impulsionando a implementação da Declaração de Belém”, realizado no dia 9 de abril, em Brasília, pela CIPÓ em parceria com a Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ).
A publicação examina o período entre agosto de 2023 e agosto de 2025 e oferece um panorama detalhado sobre a cooperação regional em torno da Amazônia, com base em metodologia própria que combina análise de dados e entrevistas com atores-chave. Ao sistematizar mais de 2.000 ações relacionadas aos 113 compromissos da Declaração de Belém, o estudo evidencia a consolidação de uma agenda pan-amazônica mais estruturada, abrangendo temas como mudança do clima, proteção das florestas, segurança, ciência e desenvolvimento sustentável.
Entre os principais resultados, o relatório aponta que, embora haja avanços relevantes – especialmente na criação de mecanismos institucionais e na articulação entre países – a maior parte das iniciativas ainda se concentra em etapas iniciais de implementação. Cerca de 70% das ações identificadas correspondem a medidas preparatórias, como reuniões técnicas e formação de grupos de trabalho, enquanto menos de 1% já apresenta impactos mensuráveis. O estudo destaca, portanto, a necessidade de acelerar a transição do planejamento para a implementação efetiva, garantindo que os compromissos assumidos se traduzam em resultados concretos para a Amazônia e suas populações.
Como parte de seus esforços para fortalecer a cooperação regional, a Plataforma CIPÓ também desenvolveu o Painel de Acompanhamento da Implementação da Declaração de Belém, uma ferramenta que monitora, de forma sistemática e acessível, os avanços na implementação do acordo assinado em agosto de 2023 pelos oito países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).




