O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, publicou uma carta aberta com uma visão clara e ambiciosa para a próxima Conferência do Clima da ONU, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
Na carta, ele propõe que a COP30 seja guiada por um valor profundamente enraizado na cultura brasileira: o de mutirão — um esforço coletivo e solidário para enfrentar desafios comuns.
“Vamos trazer o espírito de mutirão para o programa de trabalho para ambição e implementação em mitigação”, afirma Corrêa do Lago, destacando a necessidade de transformar esse programa em uma plataforma de confiança, cooperação e soluções acionáveis.
Entre os principais compromissos e temas apontados na carta estão:
- A liderança conjunta do Mapa do Caminho de Baku a Belém para 1,3T, que visa mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano até 2035 para países em desenvolvimento;
- A adoção do Pacto de Unidade Climática de Baku, com definição sobre o novo objetivo coletivo de financiamento climático (NCQG);
- A urgência em remover entraves ao acesso ao financiamento climático;
- O destaque às transições justas como eixo central da ação climática, com foco na redução das desigualdades estruturais, inclusive de gênero, raça e etnia;
- A necessidade de resolver pendências da COP29, como o Diálogo dos Emirados Árabes Unidos sobre a implementação dos resultados do GST e o programa de trabalho de transição justa (JTWP).
A carta termina com uma poderosa metáfora:
“Nas COPs anteriores, realizadas no Hemisfério Norte, navegamos guiados pela Estrela do Norte. À medida que a COP30 se desloca para o Hemisfério Sul, olhamos para o céu e encontramos as cinco estrelas do Cruzeiro do Sul como nossa bússola para alcançar inflexões decisivas em todos os cinco pilares da UNFCCC – mitigação, adaptação, financiamento, tecnologia e capacitação”.
A Plataforma CIPÓ está acompanhando de perto todas essas discussões e estará em Belém, ao lado de outros atores do Sul Global, contribuindo para que a COP30 avance rumo a uma ação climática mais justa, solidária e comprometida com a transformação estrutural.