A CIPÓ conta com três principais áreas programáticas: (1) diplomacia pelo clima e o desenvolvimento sustentável; (2) transições justas e justiça climática; (3) reforma da governança global.
Missão
O que é a Plataforma CIPÓ?
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa brasileiro dedicado à promoção da cooperação internacional para impulsionar a ação climática e o desenvolvimento sustentável, com foco nas demandas e prioridades do Sul Global.
A CIPÓ desenvolve pesquisa baseada em evidências e promove diálogos e articulações entre múltiplos atores, com o objetivo de fortalecer políticas públicas e promover modelos de governança inclusivos e eficazes, conectando o nível local ao global.
Fundada em 2020 e com sede no Rio de Janeiro, a organização independente e sem fins lucrativos é liderada por mulheres e conta com uma equipe de especialistas em pesquisa, advocacy e comunicação, que opera a partir de diversos municípios e estados brasileiros e no exterior.
A palavra “cipó”, de origem tupi, refere-se a plantas lenhosas e trepadeiras típicas das florestas tropicais. Essa palavra evoca três ideias centrais para a CIPÓ: soluções práticas (cipós são usados para produzir objetos artesanais e insumos medicinais); construção de pontes (cipós interligam as copas de árvores vizinhas); e ação (cipós funcionam como vias de locomoção para animais e insetos).
Princípios
Inclusão e diversidade: A CIPÓ promove processos decisórios e estruturas de governança inclusivas, capazes de incorporar uma ampla gama de contextos, experiências, demandas e perspectivas. A CIPÓ considera a igualdade de gênero e racial como elemento central à construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis. De forma transversal, as ações e atividades da instituição buscam fomentar a diversidade e contribuir para o enfrentamento de desigualdades históricas e estruturais.
Transparência: A CIPÓ adota e promove a transparência como um pilar essencial da boa governança. Incentivamos processos decisórios que sejam abertos, transparentes e responsáveis, promovendo a prestação de contas e fortalecendo o papel ativo dos cidadãos na fiscalização e no acompanhamento das ações públicas.
Democracia e Direitos Humanos: A CIPÓ promove o respeito pelos direitos humanos e a valorização da democracia como pilares centrais de sua atuação. Com uma abordagem centrada nas pessoas, priorizamos a proteção dos direitos em suas dimensões civil, política, econômica, social e cultural, reconhecendo-os como indivisíveis e inalienáveis. Defendemos a participação cidadã e o fortalecimento da voz dos países em desenvolvimento como elementos fundamentais para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis, bem como para a consolidação de uma ordem global mais democrática e equitativa.
Capacidades
Nossa equipe atua no desenvolvimento de produtos e iniciativas de excelência, integrando estratégias de pesquisa, fortalecimento de capacidades (capacity-building), advocacy e comunicação.
Exemplos de produtos:
- Pesquisa:
Livros
Artigos
Relatórios
Policy Briefs
Base de dados e mapeamentos - Capacity-Building:
Workshops, treinamentos e cursos
Mesa-redondas, conferências e seminários
- Advocacy:
Notas Públicas
Notas Técnicas - Comunicação:
Artigos de opinião
Entrevistas
Vídeos e podcasts

Onde estamos?
- Rio de Janeiro (BR) - Brasilia (BR) - Washington D.C. (USA) - Rivera (URU)
Transparência
A Plataforma CIPÓ obteve seu registro formal de Associação Sem Fins Lucrativos no Rio de Janeiro em junho de 2021.
Confira o nosso Relatório Anual Completo de 2022.