Em carta aos ministros de finanças do G20, organizações alertam para aumento das desigualdades

Um grupo composto por aproximadamente 30 organizações, incluindo a Plataforma CIPÓ, enviou nesta sexta-feira (19/7) uma carta aos ministros de finanças do G20, instando-os a demonstrar liderança financeira em prol das pessoas e do planeta. O documento ressalta que a próxima reunião do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, acontece em um momento crítico. Apesar de indicadores de crescimento global e inflação mostrarem sinais de estabilização após quatro anos de crises sobrepostas, há um aumento alarmante da desigualdade global pela primeira vez em três décadas.

As organizações destacam que economias avançadas estão se recuperando, enquanto muitas economias em desenvolvimento e vulneráveis enfrentam uma reversão histórica. Com um quarto dos países em desenvolvimento previstos para permanecerem mais pobres do que estavam em 2019, antes da pandemia, a carta apela aos ministros para aproveitarem a oportunidade histórica de reformar a arquitetura financeira internacional.

A proposta inclui a mobilização de 2-3% do PIB global em investimentos adicionais para soluções que beneficiem pessoas e o planeta, reduzam a inflação, combatam a desigualdade, evitem o agravamento da crise climática a e alcancem os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts