Iniciativa da Plataforma CIPÓ reúne lideranças locais em Vitória, nos dias 28 e 29 de novembro, para fortalecer saberes e promover uma transição justa nos territórios capixabas
Diante da emergência climática e dos desafios de conciliar preservação ambiental com desenvolvimento socioeconômico, comunidades, agricultores camponeses, trabalhadores rurais e lideranças periféricas têm buscado caminhos para fortalecer sua atuação em prol da sustentabilidade.
Com o objetivo de apoiar e ampliar essas iniciativas, a Plataforma CIPÓ, com o apoio da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lança o projeto “Mutirão Sustentável: transformando saberes locais em ação global”.
A iniciativa propõe uma formação participativa, composta por oficinas, diálogos e trocas de experiências entre comunidades do Espírito Santo e especialistas em meio ambiente, clima e desenvolvimento sustentável. O objetivo é fortalecer o protagonismo de grupos historicamente marginalizados e oferecer insumos para que eles participem ativamente de processos de decisão sobre o futuro de seus territórios.
Entre os temas abordados estão:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sua aplicação em contextos locais;
Transformação ecológica e oportunidades para o desenvolvimento local;
Ferramentas e estratégias para implementar iniciativas e tecnologias verdes;
Participação social e justiça ambiental em políticas públicas e espaços de governança.
Ao reunir diferentes saberes e experiências, o “Mutirão Sustentável” busca criar pontes entre o local e o global, conectando práticas comunitárias de cuidado com o meio ambiente às grandes agendas de sustentabilidade. A proposta é fomentar a transição justa — aquela que alia proteção ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico — nos territórios capixabas.
“O Mutirão Sustentável nasce do reconhecimento de que as comunidades locais são parte essencial das soluções para a crise climática. Nosso papel é criar pontes, fortalecer capacidades e ampliar espaços de escuta e ação coletiva”, afirma Igor Loiola, assistente de programas da CIPÓ e coordenador do projeto.
O evento será realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, em Vitória (ES), reunindo representantes de povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares e camponeses, movimentos sociais, juventudes e lideranças de diferentes regiões do estado.




