Representantes de organizações do governo e da sociedade civil, além de pesquisadores e especialistas em política de todo o mundo, se reuniram entre os dias 31 de julho e 2 de agosto em Mysore, na Índia, no T20 Summit. A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, acompanhou as discussões in loco.
O objetivo principal da Cúpula foi debater coletivamente ideias e perspectivas sobre as prioridades da Presidência da Índia no G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O Brasil assumirá o comando do G20 em 1° de dezembro de 2023.
Nomes como Luciana Servo, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcos Caramuru, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), e Almir Nascimento, da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), participaram das mesas. Eles integram o comitê organizador do T20 Brasil, formado por think thanks e institutos de pesquisa.
Questões como macroeconomia e comércio, transformação digital, estilo de vida para o meio ambiente, transição verde, ordem financeira global, aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforma do multilateralismo estiveram no centro do debate. A CIPÓ segue acompanhando os desdobramentos do encontro, bem como as demais ações que envolvem o T20 e o G20.