De 1º a 6 de setembro, Adis Abeba, capital da Etiópia, sedia a Semana do Clima, realizada sob o tema “Diálogos para Ambição e Implementação”. O encontro, que é um dos principais espaços preparatórios no âmbito da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) rumo à COP30, no Brasil, busca fortalecer os debates, ampliar a cooperação entre continentes e impulsionar parcerias globais.
A Plataforma CIPÓ está representada no evento por sua diretora-executiva, Maiara Folly, que na segunda (1/9) e na terça-feira (2/9) acompanhou o 4º Diálogo do Programa de Trabalho sobre Transição Justa (JTWP).
Segundo ela, a discussão revelou desafios e divergências entre os países. “De um lado, os países desenvolvidos defendem maior ambição para o afastamento dos combustíveis fósseis, apresentando experiências de investimento em energias renováveis. De outro, os países do Sul Global destacam os obstáculos que enfrentam, como o alto custo de capital para acessar investimentos em tecnologias verdes e as restrições de regimes de propriedade intelectual”.
As medidas unilaterais de comércio, que dividiram grupos como o G77 + China e a União Europeia, também foram um ponto de tensão. “Foram dois dias de bastante divisões e dificuldades nesse tema, que não é fácil, mas sobre o qual precisamos avançar até a COP30”, afirmou Folly.
A participação da CIPÓ na Semana do Clima reforça a importância da sociedade civil brasileira em contribuir para um processo multilateral mais inclusivo e ambicioso, especialmente diante do papel de protagonismo do Brasil até Belém.