A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, participou nesta segunda-feira (17/3), em Nova Iorque, do evento “Madame Secretary-General: a groundbreaking appointment to transform the UN”, que aconteceu à margem da 69ª Sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW69).
Organizado pela campanha 1 for 8 Billion, da qual a CIPÓ faz parte, o encontro abordou a necessidade de um processo transparente e inclusivo para a escolha da próxima pessoa a assumir a Secretaria-Geral da ONU – e a importância de finalmente eleger uma mulher para o cargo.
Folly destacou que as Nações Unidas e o multilateralismo enfrentam uma crise de legitimidade, com críticas tanto de quem denuncia os desequilíbrios de poder dentro do sistema quanto de grupos conservadores contrários à cooperação internacional. Diante desse cenário, ela argumentou que a seleção do próximo Secretário-Geral representa “a maneira mais rápida e econômica de restaurar a confiança na ONU, abordando os desequilíbrios de poder no sistema.”
Folly enfatizou que o processo precisa ser:
✔ Transparente
✔ Aberto à participação de todos os Estados-membros, não apenas do P5
✔ Com envolvimento significativo da sociedade civil
✔ Capaz de garantir que uma mulher feminista e qualificada seja eleita, rompendo 80 anos de liderança masculina.
“A escolha de uma mulher por meio de um processo de credibilidade fortalecerá a capacidade da ONU de defender a igualdade de gênero, tanto dentro da organização quanto entre os Estados-membros”, afirmou. A diretora-executiva da CIPÓ alertou ainda que a oportunidade de agir está se fechando: “Não há resposta melhor aos ataques recentes contra os direitos das mulheres do que eleger uma Secretária-Geral feminista.”
A CIPÓ seguirá engajada na luta por um multilateralismo mais representativo e na defesa de um processo de seleção à altura dos desafios globais.