A Plataforma CIPÓ participou nesta terça-feira (18), no Pavilhão América Latina, Caribe e Amazônia da #COP30, do debate “Estado de Direito e Segurança Pública na Amazônia: Consolidando capacidades para a Proteção Regional do Bioma e suas populações”, organizado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Nossa diretora-executiva, Maiara Folly, integrou a mesa ao lado de Marta Machado (Ministério da Justiça) e Alex Castro (OTCA). O debate contou com mediação de Flávia do Amaral Vieira (LACLIMA).
Em sua contribuição, Folly destacou a urgência de pensar o desenvolvimento econômico da Amazônia a partir de novos caminhos: bioeconomia, economia circular e soluções criativas que gerem prosperidade sem reproduzir desigualdades.
“O Estado precisa estar muito presente e pensar em um modelo que permita distribuir, de maneira mais igualitária, os benefícios do que vem a ser uma nova economia para a Amazônia”, afirmou.
Ao final do evento, a diretora-executiva convocou o público a conhecer o Painel de Acompanhamento da Implementação da Declaração de Belém, desenvolvido pela CIPÓ para monitorar, de forma sistemática e acessível, os avanços na implementação da Declaração, assinada em agosto de 2023 pelos oito países-membros da OTCA.




