A Plataforma CIPÓ esteve presente, nos dias 4 e 5 de dezembro, na Cúpula Social do MERCOSUL, que aconteceu no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), na cidade do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 300 pessoas. O encontro antecedeu a Cúpula do Mercado Comum (dia 6) e a Cúpula de Líderes (dia 7), e aprovou uma Carta a ser entregue aos chefes de Estado do bloco.
Depois de sete anos de interrupção, já que a Cúpula Social do MERCOSUL não ocorreu no período entre 2016 e 2023, o encontro voltou a acontecer de forma virtual em julho deste ano, sob a presidência pro tempore argentina do bloco. Somente agora, sob a presidência pro tempore brasileira, o fórum ocorreu novamente em formato presencial – um marco importante para a retomada da participação social.
Entre outras autoridades e representantes da sociedade civil, a cerimônia de abertura teve a participação das ministras de Estado Anielle Franco (Igualdade Racial) e Cida Gonçalves (Mulheres), e do prefeito Eduardo Paes. A programação, de um dia e meio, contou com três mesas de debate e com discussões focalizadas em cinco grupos de trabalho – Direito ao trabalho com direitos; Enfrentamento à fome e a pobreza; Cidadania e direitos humanos; Desenvolvimento e meio ambiente; e Fortalecimento da participação social no Mercosul.
A CIPÓ esteve presente no GT sobre desenvolvimento e questões ambientais, com a participação da pesquisadora Vitória Gonzalez, que defendeu a importância do fortalecimento da participação social e também da diplomacia parlamentar para maior ação climática no âmbito do bloco.