O jornal O Globo destacou, nesta quinta-feira (14), o diagnóstico inédito produzido pela Plataforma CIPÓ sobre a implementação da Declaração de Belém — acordo assinado pelos oito países amazônicos em agosto de 2023 e considerado um marco para a cooperação regional.
Coordenadora de projetos da CIPÓ e uma das responsáveis pelo estudo, Marília Closs afirmou que a assinatura do documento “marcou um ponto de virada na cooperação pan-amazônica justamente porque consolidou uma visão comum para evitar o ponto de não retorno da floresta”.
Segundo Closs, a declaração “reavivou” o olhar internacional para o bioma e conseguiu avançar, inclusive, em agendas sensíveis que historicamente dividiram a região, como o combate a atividades ilícitas transnacionais. “Desde então, muita coisa foi adiante e houve avanço em todos os eixos temáticos. Algumas agendas, por outro lado, ainda avançam mais lentamente”, disse.
Para a pesquisadora, a COP30, que será realizada pela primeira vez em território amazônico, é uma “oportunidade estratégica para fortalecer o protagonismo dos países da região e aprofundar a cooperação pan-amazônica”. Closs enfatizou que a implementação plena da declaração, com políticas públicas e ações concretas, pode ajudar a transformar a conferência “na COP da implementação” e garantir um legado duradouro para a região e seus povos.
O levantamento da CIPÓ mapeou cerca de 1.700 ações relacionadas ao cumprimento dos 113 compromissos da declaração, distribuídos em 16 eixos temáticos como ciência, educação e inovação; mudanças climáticas; e proteção das florestas. Embora a maior parte ainda esteja em fases iniciais, o estudo mostra que a região já começa a colocar em prática medidas concretas para enfrentar desafios comuns e promover uma agenda integrada para a Amazônia.
A pesquisa, acompanhada de um painel visual, será lançada oficialmente em 19 de agosto de 2025, nos Diálogos Amazônicos, etapa presencial da Cúpula da Amazônia que ocorrerá entre os dias 18 e 20, em Bogotá, com atividades complementares previstas para a manhã do dia 22.
Foto: Carlos Fabal / AFP/16/06/2025