O portal de notícias ambientais Mongabay publicou uma reportagem sobre o chamado FOREST Act of 2021 (Ato Florestal). Trata-se de um projeto de lei apresentado ao Congresso dos Estados Unidos que visa proibir a importação de produtos advindos de terras desmatadas ilegalmente e estabelecer diretrizes para os países exportadores fortaleçam suas regulamentações ambientais. Patrocinado pelo senador Brian Schatz (D-HI) e por Earl Blumenauer (D-OR), o projeto de lei buscar atribuir responsabilidade aos responsáveis pela produção e compra de produtos agrícolas que estão destruindo florestas ao redor do mundo.
A Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Abdenur, foi entrevistada para comentar sobre o tema.
“Como a lei é voltada apenas para o desmatamento ilegal, terá impacto limitado em lugares como o Brasil, cujo governo federal está promovendo a legalização de crimes ambientais – especialmente aqueles relacionados a áreas florestais”, disse Adriana.
Para Adriana, embora a legislação pareça promissora para conter o desmatamento e melhorar a rastreabilidade da cadeia da pecuária, o problema só será resolvido se for abordado de maneira mais séria pelos Estados Unidos e seus parceiros comerciais.