A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, foi uma das fontes ouvidas pelo Valor Econômico na matéria “BRICS reafirma compromisso com clima”, publicada nesta segunda-feira (8/7). A reportagem destaca a aprovação de duas declarações específicas durante a Cúpula de Líderes, no Rio de Janeiro: uma manifestando compromisso com o Acordo de Paris e cobrando os países desenvolvidos sobre financiamento climático; e outra criando uma parceria para tentar erradicar doenças que atingem a população do Sul Global.
Segundo o Valor, os documentos representam um avanço importante, ao colocar o financiamento climático como tema central da agenda do bloco — cujos países historicamente se veem mais como receptores do que como provedores de recursos climáticos. A matéria também aponta que o BRICS começa a adotar uma postura mais propositiva em relação ao futuro das instituições financeiras internacionais.
Ao comentar o tema, Maiara Folly ressaltou a mudança de postura do grupo: “Ainda que os países do BRICS se coloquem, em sua maioria, como receptores de financiamento climático, o grupo tem buscado avançar em propostas concretas para moldar a governança global do clima e do desenvolvimento”.
Ela também destacou o papel da cooperação Sul-Sul: “O BRICS tem potencial para fortalecer mecanismos alternativos de financiamento climático, com foco em soluções mais justas e alinhadas às necessidades dos países em desenvolvimento”.
Foto: Ricardo Stuckert/PR