CIPÓ e arqueólogos da Amazônia garantem nomeação do Parque Estadual de Monte Alegre para o World Monuments Watch 2022

Em março de 2022, a organização World Monuments Fund (WMF) nomeou o Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), no Pará, ao 2022 World Monuments Watch, uma seleção de 25 locais históricos de importância mundial cuja preservação é urgente e vital para as comunidades que os cercam.

A indicação do PEMA ao WMW 2022 foi articulada pela CIPÓ em colaboração com os arqueólogos da região amazônica, incluindo Edithe Pereira (Pesquisadora Titular do Museu Paraense Emílio Goeldi) e Claide de Paula Moraes (Professor no programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA), que atuam diretamente no PEMA há muitos anos.

O Parque Estadual de Monte Alegre, localizado na margem norte do Rio Amazonas abriga uma das maiores e mais antigas concentrações de arte rupestre da Bacia Amazônica. Existem muitos exemplos significativos de cavernas e abrigos rochosos em todo o Parque, incluindo a Pedra Pintada, que foi ocupada pela primeira vez por humanos há cerca de 12 mil anos, tornando-se um dos locais ocupados mais antigos das Américas. Os primeiros ocupantes pintaram símbolos em tons vivos de vermelho e amarelo nas paredes da caverna, usando pigmentos cuja composição química corresponde a outros achados do local que podem ser datados com segurança.

Nos próximos dois anos, a CIPÓ, junto aos arqueólogos da Amazônia e o WMF, desenvolverá atividades em parceria com diferentes atores e partes interessadas locais. Essas serão planejadas de acordo com o contexto e necessidades locais específicas, no intuito de apoiar a proteção, conservação e ampliação do conhecimento nacional e global sobre o parque.

Promover a preservação dos sítios de Monte Alegre com o pleno engajamento das comunidades e instituições locais é uma forma de chamar atenção para os riscos, mas também para as oportunidades que vêm da valorização do patrimônio cultural,” diz Adriana Erthal Abdenur, Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ.

A nomeação do PEMA teve repercussão em jornais como O Globo, G1 Santarém, O Liberal e Tempo.

Leia aqui o press release sobre a nomeação do PEMA ao WMW.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts