A Plataforma CIPÓ participou na última semana do GenSouth 2026, programa internacional promovido pelo think tank suíço foraus – Swiss Forum on Foreign Policy, que reúne jovens especialistas e representantes de think tanks do Sul Global para debater propostas sobre os rumos da governança internacional.
A edição ocorreu em Genebra, cidade que concentra uma das principais arquiteturas institucionais do sistema multilateral. Sede europeia das Nações Unidas e de dezenas de organizações internacionais, missões diplomáticas e fóruns temáticos, a chamada “Genebra internacional” é um dos principais polos de formulação e negociação de agendas globais.
Representando a Plataforma CIPÓ na iniciativa, o pesquisador Nycolas Candido integrou o grupo de participantes convidados para uma série de atividades ao longo da semana, incluindo diálogos com atores do ecossistema multilateral sediado na cidade.
Na terça-feira (10), Candido participou do encontro “Reinventing Multilateralism Towards 2050, realizado no Palais Anna e Jean-Gabriel Eynard”. O evento foi organizado pelo foraus, em parceria com o Club Diplomatique de Genève e o Geneva Graduate Institute, e reuniu representantes diplomáticos e líderes de organizações internacionais com jovens pesquisadores para discutir os desafios do multilateralismo em um contexto de múltiplas crises.
O painel contou com a presença da diretora-executiva da Fundação Kofi Annan, Corinne Momal-Vanian, do diretor de Parcerias Estratégicas do Geneva Graduate Institute, Achim Wennmann, e foi prestigiado por autoridades locais, como o prefeito de Genebra. A Prefeitura de Genebra considerou a atividade uma oportunidade central para apoiar a diversidade de perspectivas no debate internacional.
Candido esteve ao lado de pesquisadoras do Sul Global engajadas com a reforma do sistema, como Camila Abbondanzieri, da Universidade Federal de Rosário, na Argentina, e Siposihle Bungane, da African Youth Association of Global Affairs (SAYAGA).
Ao final do programa, os jovens pesquisadores seguirão trabalhando em um project brief com as principais conclusões e recomendações de seus diálogos em Genebra.
Com essa participação, a CIPÓ consolida sua presença nos espaços estratégicos de debate multilateral, reafirmando o protagonismo do Sul Global na formulação de alternativas para a governança do futuro.
Foto: Patrick Simon Anderseck




