A edição de junho da Blue Smoke, “Time Is Running Out”, aborda, pelo terceiro mês consecutivo, as intensas negociações políticas em torno da nomeação do coordenador de assistência humanitária, chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
O cargo, que ficará vago no final deste mês, é responsável por assegurar a colaboração entre governos, ONGs e agências da ONU na resposta a conflitos e desastres naturais. Atualmente, pelo menos cinco candidatos estão na disputa. A notícia mais recente é que a decisão será prorrogada até a realização das eleições gerais do Reino Unido, em 4 de julho, mesmo ao custo de deixar o posto brevemente vago.
Esse adiamento sugere fortemente que o secretário-geral da ONU está mais uma vez dando consideração especial a candidatos britânicos, algo injustificável e que motivou o envio de uma carta aberta com mais de 60 assinaturas de ex-oficiais sêniores das Nações Unidas, experts em assuntos humanitários e líderes da sociedade civil.
A newsletter também informa, entre outros assuntos, que Anacláudia Marinheiro Centeno Rossbach, do Brasil, foi escolhida pelo secretário-geral como diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat) e eleita por aclamação pela Assembleia Geral para um mandato de quatro anos, que começará em breve.
A Blue Smoke é uma iniciativa liderada pela UNA-UK, pela Plataforma CIPÓ e por um consultor da Strategy for Humanity para promover maior responsabilidade e transparência nas Nações Unidas, especialmente no que concerne a eleições e nomeações para altos cargos da organização. A newsletter mensal é publicada em parceria com a Pass Blue.