Paz e Segurança Internacional - mobile

Foto: UN Women/Ryan Brown

O objetivo estratégico do Programa de Paz e Segurança Internacional é pesquisar e promover debates públicos, especialmente no Sul Global, sobre os riscos atuais e emergentes para a paz e a segurança internacionais, e promover abordagens preventivas em nível global que levem em conta as percepções, experiências e demandas dos atores do Sul Global.

O programa tem dois objetivos específicos:

  1. A CIPÓ analisa e monitora o trabalho da Organização das  Nações Unidas, no contexto de mudanças geopolíticas, de modo a fornecer contribuições do Sul Global sobre o uso da força, inclusive por meio das operações de paz, mas também suas ligações com alternativas pacíficas, especialmente consolidação da paz, mediação e prevenção de conflitos. A CIPÓ também desenvolve metodologias para tornar mais eficazes: as avaliações de risco; as respostas aos desafios relacionados ao crime organizado transnacional; e, as respostas ao nexo entre clima e segurança/consolidação da paz.

  2. A CIPÓ trabalha na prevenção de conflitos e desarmamento, colaborando com organizações da sociedade civil globalmente e na América Latina para rastrear riscos, incluindo aqueles relacionados a tecnologias emergentes e ao potencial desenvolvimento e uso de armas autônomas letais (“robôs assassinos”). A CIPÓ também fornece informações qualificadas para fomentar a regulação e limitação do uso dessas armas.

Últimos artigos