Nova publicação: Favelas brasileiras precisam de justiça racial, não reconhecimento facial

A Southern Voice, plataforma de think tanks que busca promover o diálogo global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), publicou o artigo “Brazilian Favelas need racial Justice, not Facial Recognition” [Favelas brasileiras precisam de justiça racial, não de reconhecimento facial], escrito pela CIPÓ em parceria com outros pesquisadores. O texto foi publicado na segunda, 25 de julho de 2022. 

O artigo denuncia as problemáticas da implementação do reconhecimento facial por órgãos de segurança pública. Para os pesquisadores, as ferramentas, que prometem segurança e inovação, podem aumentar as desigualdades e violências. 

O artigo é de autoria da pesquisadora da CIPÓ, Gabrielle Alves, junto com as pesquisadoras da Bioni Consultoria, Isabela de Araújo e Renata Martinelli, e o co-fundador do LabJaca, Thiago Nascimento. 

O texto é uma versão adaptada do artigo “LUZ, CÂMERA, OPRESSÃO: Favelas precisam de justiça racial, não de reconhecimento facial”, publicado originalmente pelo jornal LeMonde Diplomatique Brasil.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts