Como combater a impunidade nos crimes ambientais na Amazônia? Novo Relatório Estratégico da CIPÓ

A Amazônia brasileira passa por um período de forte expansão de crimes ambientais, sobretudo o desmatamento ilegal e a extração ilegal de madeira e de ouro, ao mesmo tempo que a punição de infratores — historicamente infrequente em tais crimes — se torna ainda mais rara. Gargalos estruturais de capacidade institucional de agências ambientais e do sistema acusatório e de justiça, somados à baixa transparência de dados sobre ilícitos ambientais e ao enfraquecimento das políticas de prevenção e combate a crimes ambientais promovidas pelo atual governo federal, contribuem para que autores de tais crimes se beneficiem de um elevado nível de impunidade.

Mesmo causando graves danos ambientais e obtendo grandes lucros, infratores frequentemente seguem praticando ilegalidades sem enfrentar responsabilização administrativa ou judicial. Por isso, o combate à impunidade nos crimes ambientais deve fazer parte de uma abordagem mais ampla que prioriza a prevenção de tais atividades.

Diante desse contexto, no dia 31 de março de 2022, a CIPÓ publicou o Relatório Estratégico “Como combater a impunidade nos crimes ambientais na Amazônia? Os desafios e o papel das instituições no Brasil“, de autoria de Arthur Vieira.

O Relatório busca destacar os principais desafios relacionados ao enfrentamento aos crimes ambientais no Brasil, com foco no papel do Estado na fiscalização, investigação e punição de infrações ambientais de acordo com a legislação ambiental brasileira. A análise também aborda a importância da transparência de dados no auxílio à redução da impunidade de crimes ambientais.

O Relatório Estratégico está estruturado em três partes. A primeira parte se debruça sobre os desafios no combate aos crimes ambientais, inclusive no sistema de justiça. Em seguida, a segunda parte analisa o impacto de discursos de incentivo à impunidade e a importância da transparência de dados relevantes ao enfrentamento a estes crimes. A terceira e última parte oferece recomendações para reduzir a impunidade em torno dos crimes ambientais e aumentar a efetividade e poder de prevenção da legislação ambiental brasileira.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts