Relatório do Webinar “Parcerias pela Floresta: Fortalecendo a cooperação internacional contra os crimes ambientais na Amazônia”

Embora a principal responsabilidade de proteger a Amazônia brasileira seja de atores nacionais, a cooperação internacional representa um complemento importante no esforço de combater e prevenir os crimes ambientais, tais como invasões de terras públicas, incêndios e queimadas provocadas pela ação humana, extração ilegal de madeira e garimpo ilegal, dentre outros.

Em grande parte em virtude da falta de interesse do governo federal em promover a proteção ambiental, os canais de cooperação em torno da Amazônia estão hoje enfraquecidos. O desmonte das instituições ambientais e o discurso que defende as invasões e mineração em terras protegidas contribuem para elevados índices de desmatamento, um aumento significativo dos crimes ambientais e uma sistemática violação dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. Por sua vez, tais impactos acabam por minar a credibilidade do Brasil perante parceiros internacionais.

A diminuição da credibilidade brasileira frente a atores internacionais soma-se a uma política externa que despreza a cooperação internacional (incluídas as vertentes Sul-Sul e regional) e também à crise do regionalismo latino-americano. Essa combinação de fatores faz com que o grande potencial da cooperação internacional em complementar as capacidades nacionais voltadas ao enfrentamento aos crimes ambientais, inclusive o desmatamento ilegal, permaneça pouco explorado.  

Diante desse cenário, a Plataforma CIPÓ promoveu no dia 30 de Junho de 2021 o webinar “Parcerias pela floresta: fortalecendo a cooperação internacional contra os crimes ambientais na Amazônia” para refletir sobre experiências passadas com a cooperação internacional em torno da Amazônia e identificar os caminhos para a construção de canais de diálogo, trocas e ações conjuntas para o combate a crimes ambientais na região.

Este relatório apresenta as intervenções dos três palestrantes do evento em reação a perguntas formuladas pela Plataforma CIPÓ.

Palestrantes Convidados

  • Sérgio Leitão, Diretor Executivo e Fundador do Instituto Escolhas
  • Vandria Borari, Assessora jurídica e ceramista indígena (integra o coletivo Maparajuba de Advocacia Popular da Amazônia)
  • Júlia Mello Neiva, Coordenadora de Desenvolvimento e Direitos socioambientais da Conectas Direitos Humanos
  • Moderação: Luísa Falcão, Pesquisadora da Plataforma CIPÓ

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts