Reforma da carta da ONU: CIPÓ participa de debate com Zeid Raad al Hussein

Em 28/11, a CIPÓ participou do debate “Democratização das Relações Internacionais: reforma da Carta da ONU”, que contou com apresentação feita pelo Embaixador Zeid Raad Al Hussein, diretor do International Peace Institute (IPI). A reunião foi conduzida pelo Embaixador Antonio Patriota, Embaixador do Brasil no Egito e Conselheiro Consultivo Internacional do CEBRI, que sediou a discussão. O Embaixador Al Hussein possui vasta experiência em negociações multilaterais, tendo sido Alto Comissário para Direitos Humanos da ONU e Embaixador da Jordânia na ONU e em Washington DC.

Além da Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Abdenur, participaram especialistas brasileiros que trabalham com o tema de Multilateralismo e sistema ONU debateram o tema. A reunião criou um espaço de diálogo sobre caminhos e recomendações para a Reforma da Carta da ONU, tendo em vista os desafios apontados no documento “Nossa Agenda Comum”, do Secretário-Geral António Guterres, e as dificuldades que o sistema ONU enfrenta hoje para lidar com questões de paz e segurança. Abdenur argumentou que qualquer reforma sistêmica da governança global, incluídas discussões em torno da carta da ONU, deve ser liderada pelos países em desenvolvimento, o que não tem ocorrido.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts