CIPÓ acompanha posse de Dilma no NBD e visita presidencial à China

A Plataforma CIPÓ acompanhou, in loco, a visita da comitiva presidencial à China. O pesquisador João Cumarú, que reside no país asiático, participou da solenidade de posse de Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos BRICS, em Xangai, ocasião em que apresentou, para uma série de autoridades, os projetos desenvolvidos pela organização.

Cumarú conversou com a ex-presidente e ainda com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). Santos recebeu um exemplar da publicação “Clima e estratégia internacional: novos rumos para o Brasil”. Resultado de consultas com 70 atores de diversos setores, o documento aponta caminhos para uma estratégia que alie ação climática ao desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Durante a viagem, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping assinaram uma declaração conjunta sobre combate às mudanças climáticas, comprometendo-se a ampliar, aprofundar e diversificar a cooperação bilateral em relação ao tema, algo que a CIPÓ vinha defendendo em suas análises e publicações.

“É uma declaração importante, porque demonstra um interesse em elevar a cooperação bilateral Brasil-China nos temas clima e meio ambiente, bem como a cooperação em nível multilateral”, avaliou Cumarú. Segundo ele, os dois países são atores muito relevantes do ponto de vista internacional. Por isso, elevar o peso político desses temas na relação bilateral é bastante significativo.

“Para além do posicionamento político, a declaração sinaliza algumas áreas que podem se tornar prioritárias para a cooperação bilateral, a exemplo do comprometimento para se engajar na eliminação do desmatamento”, afirmou o pesquisador. “Também aponta algumas iniciativas em andamento que devem ser fortalecidas, como a cooperação tecnológica, inclusive na área de satélites”.

João Cumarú e Dilma Rousseff, na China

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts