As ferrovias da Amazônia e as lições sobre investimentos chineses no Brasil

Em artigo para o Diálogo Chino, as co-fundadoras da CIPÓ Adriana Abdenur e Maiara Folly — em parceria com o professor titular do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Maurício Santoro — escrevem sobre os impactos dos projetos ferroviários financiados pela China na Amazônia brasileira. A análise é baseada em estudo produzido por Abdenur, Folly e Santoro para a Carnegie Endowment for Peace, que aborda aborda planos relacionados à Ferrogrão e às principais tensões socioambientais relacionadas a esta linha ferroviária, projetada para cruzar trechos da Amazônia e do Cerrad.

À medida que empresas chinesas se envolvem em projetos de alto risco socioambiental, como o Ferrogrão, aumentará a pressão por um maior diálogo com os atores brasileiros