Entre as questões atualmente abordadas pela CIPÓ estão: justiça climática e ambiental; clima e política externa brasileira; governança global e cooperação internacional; e o papel da China na América Latina.
Missão e Equipe - mobile
O que é a Plataforma CIPÓ?
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa brasileiro, independente, sem fins lucrativos, liderado por mulheres e dedicado à cooperação internacional para a promoção da ação climática e do desenvolvimento sustentável, a partir de perspectivas latino-americanas e do Sul Global. A CIPÓ desenvolve pesquisa baseada em evidências e promove diálogos e articulações entre múltiplos atores para incidir em políticas públicas, conectando o local ao global.
A CIPÓ foi fundada em 2020 por Adriana Erthal Abdenur e Maiara Folly. A organização conta com uma equipe de especialistas em pesquisa, advocacy e comunicação que atua a partir de diferentes municípios e estados brasileiros.
A palavra “cipó”, de origem tupi, se refere a plantas lenhosas e trepadeiras, típicas das florestas tropicais, de hastes delgadas e flexíveis, que crescem enroscadas em árvores ou arbustos. Essa palavra conota três ideias que são centrais para a CIPÓ: soluções práticas (cipós são usados para produzir objetos artesanais, e insumos agrícolas e medicinais); construção de pontes (cipós conectam árvores); e ação (cipós são usados por animais para se movimentarem
pela floresta).
Princípios
Inclusão: a CIPÓ promove processos decisórios e estruturas normativas inclusivas, capazes de incorporar uma extensa variedade de contextos, experiências, demandas, ideias e preocupações.
Transparência: a CIPÓ adota e promove a transparência e a responsabilidade como princípios básicos de boa governança. Incentivamos e apoiamos governos e o setor privado a adotar um processo de tomada de decisão mais transparente e a aprofundar e ampliar a participação da sociedade civil e os mecanismos de compartilhamento de informações com cidadãos.
Respeito pelos Direitos Humanos: a CIPÓ promove o respeito pelos direitos humanos e adota uma abordagem centrada nas pessoas como elementos fundamentais da sua atividade política e de advocacy (a reivindicação de direitos).
Capacidades
Nossa equipe trabalha regularmente nas seguintes línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.
Exemplos de produtos:
- Relatórios técnicos
- Artigos
- Policy Briefs
- Mapeamentos e questionários
- Notas técnicas
- Memorandos
- Relatórios de campo
- Produtos midiáticos
- Criação e manutenção de bases de dados
- Monitoramento e avaliação
- Análise geopolítica e de risco
- Capacitação, treinamentos e cursos (presenciais e virtuais);
- Eventos presenciais e debates virtuais (webinars).
Maiara Folly
Diretora-ExecutivaCo-fundadora da Plataforma CIPÓ e especialista em relações internacionais e políticas públicas. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
Mariana Rondon
Diretora de ProgramasGraduada, especialista e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possui mais de 20 anos de experiência profissional. Atuou nos setores público e privado, no sistema ONU, em think tanks e organizações da sociedade civil em gestão de projetos, pesquisa, gerenciamento de equipe, planejamento estratégico, desenvolvimento institucional, mobilização de recursos e ações de advocacy.
Equipe CIPÓ
Beatriz Mattos
Coordenadora de PesquisaDoutora em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Relações Internacionais e Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes. Foi Pesquisadora Visitante do Programa Mistra Geopolitics pela Universidade de Linköping, Suécia. Atuou como Co-coordenadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, como consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e como Pesquisadora Sênior do Centro Soberania e Clima.
Marília Closs
Coordenadora de ProjetosDoutora e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL). Desde 2019 atua com clima, meio ambiente e política internacional em organizações do terceiro setor e em apoio ao setor público.
Vitória Gonzalez
Coordenadora de ProjetosVitória Gonzalez é mestra em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É editora-assistente da Global Dialogue, revista de sociologia pública e global da Associação Internacional de Sociologia (ISA), e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL).
Max Holender
Coordenador Administrativo-FinanceiroAdministrador de empresas formado pelo IBMEC-RJ. Possui MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan e experiência em gestão financeira de organizações do terceiro setor, tendo trabalhado no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), Instituto Igarapé e Coding Rights.
Mariana Franco Ramos
Coordenadora de ComunicaçãoFormada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Folha de S.Paulo, Folha de Londrina, portal Terra e De Olho nos Ruralistas, e em organizações do terceiro setor. Reside em Brasília.
Augusto Ribeiro
DesignerFormado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com especialização em Ux/Ui Designer pela Escola Britânica de Artes Criativas e pós-graduação em Design Digital. Assinou campanhas digitais para empresas como Yamaha, Toyota e Rede Multimarket. Trabalhou como consultor de design do Sebrae (auxiliando empresas a entrarem e se destacarem por meio da Comunicação Digital).
Pernille Madsen
Assessora de Diretoria e Especialista em EventosMestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Londres e graduada em Administração pela Universidade de Swinburne, na Austrália. Viveu em Portugal, Tailândia, Dinamarca, Brasil, Austrália, Namíbia, Suécia e Sérvia, atuando em gestão de eventos e projetos no setor privado, na indústria criativa, em think tanks e organizações da sociedade civil. Faz parte do corpo docente do MBA em Diplomacia Direta dos Estados e Municípios e dos cursos de graduação do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
João Cumarú
Pesquisador PlenoMestre em Política e Diplomacia Chinesa na SIRPA (复旦大学, Fudan University, China). Bacharel e Mestre em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador Associado e Curador de Matrizes Energéticas e Meio Ambiente da CEASIA UFPE.
Viviana Porto
Pesquisadora PlenaDoutoranda em Ciências Políticas e Sociais na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Mestre em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA). Reside na Cidade do México.
Nycolas Candido
Pesquisador PlenoDoutorando em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-RIO. É mestre em Relações Internacionais pela mesma universidade. Formou-se com distinção acadêmica em Relações Internacionais pelo IRID/UFRJ. Atuou como educador popular voluntário no Preparatório Comunitário Paulo Freire, localizado em Belford Roxo, Rio de Janeiro. Realiza pesquisa nas áreas de desenvolvimento e cooperação internacional, educação-pedagogia, economia política internacional, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Vinicius Lopes
Pesquisador JúniorGraduado em Relações Internacionais com ênfase em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas pela PUC-Rio, com intercâmbio na Universidade de Colônia. É ativista climático e cria da Maré. Co-fundou a Coalizão "O Clima é de Mudança", que busca levar as vozes das favelas para espaços de decisão sobre mudanças climáticas, e participou da COP27, em Sharm-el-Sheikh, e da COP28, em Dubai.
Valentina Calado Pompermaier
Pesquisadora JúniorParaense, antropóloga, socioambientalista, graduada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e mestre pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente está cursando o doutorado em Antropologia pela UnB. Com experiência no terceiro setor e em empresas de consultoria, atua em projetos voltados para a conservação ambiental e o fortalecimento de povos e comunidades tradicionais. Seu trabalho inclui pesquisas sobre áreas protegidas e bioeconomia na Amazônia brasileira.
Thaís dos Santos Domingos
Assistente de ComunicaçãoGraduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, foi fellow da Rede YCL e integrante de programas de trainee da Agência Lupa e #Colabora.
Igor Loiola
Assistente de ProgramasMestrando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Ingrid Figueirêdo
Pesquisadora VoluntáriaJornalista, advogada e articuladora política formada pela PUC-Rio e UFRJ. Ganhadora do Prêmio Jovem Jornalista em 2021, trabalha com comunicação estratégica e incidência política na defesa dos direitos humanos.
Júlia Hara Medeiros
Pesquisadora VoluntáriaGraduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e militante organizada em lutas sociambientais em São Paulo. Já atuou em organizações como ONU-Habitat e UN SDSN Youth.
Fathimath Nayifa Nihad
Estagiária de PesquisaMestranda na Universidade de Oklahoma e graduada em Estudos Globais, com foco em ativismo, crise climática e justiça socioambiental. Nayifa nasceu e cresceu nas Maldivas e foi ganhadora dos prêmios Fern Holland e William W. Talley II.
Fundadoras
Adriana Erthal Abdenur
Co-Fundadora da CIPÓ, atualmente é Assessora Especial em Relações Internacionais na Presidência da República. Foi Diretora Executiva da CIPÓ de 2020 a 2023. Especialista em políticas públicas e Relações Internacionais. Integra, desde 2019, o Comitê de Políticas de Desenvolvimento da ONU, e faz parte da Comissão sobre Governança do Clima e o Conselho do Instituto de Estudos Regionais e Comparados da Universidade das Nações Unidas (UNU-CRIS). Obteve o PhD em sociologia do desenvolvimento pela Universidade Princeton (2006) e fez a graduação em Harvard, com intercâmbio na Universidade de Pequim.
Maiara Folly
Co-fundadora da Plataforma CIPÓ e especialista em relações internacionais e políticas públicas. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
Conselho Consultivo
Alcilene Magalhães Cardoso
Conselho ConsultivoDoutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e mestra em Ciências da Sociedade - Direitos Humanos e Cidadania Ambiental pela mesma universidade. Possui graduação em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém e registro junto à OAB como advogada atuando nas questões ambientais, fundiárias e organizações sociais. É pesquisadora e coordenadora regional (Sede Santarém) do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Eduardo Zanatta
Conselho ConsultivoVereador, presidente da Escola do Legislativo e da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC). É mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialização em Filosofia Política pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Izabella Teixeira
Conselho ConsultivoBióloga, ambientalista e servidora pública brasileira, foi ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016 e ocupou diferentes posições no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde ingressou em 1984. É também Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP), membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA e membro do Conselho Administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Richard Ponzio
Conselho ConsultivoDiretor do Programa de Governança Global, Justiça e Segurança e Pesquisador Sênior na Stimson. Dirigiu o Programa de Governança Global no Instituto de Justiça Global de Haia. Foi também Conselheiro Sênior no Escritório do Representante Especial para o Afeganistão e o Paquistão do Departamento de Estado dos EUA, ao lado de Hillary Clinton e posteriormente de John Kerry. Atuou, ainda, como Oficial Sênior de Estratégia e Política no Escritório de Operações de Conflito e Estabilização do Departamento de Estado.
Tatiana Roque
Conselho ConsultivoSecretária de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro e professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona nos programas de pós-graduação em Ensino e História da Ciência e de Filosofia da UFRJ. É autora de diversos livros sobre ciência e sociedade. Sua obra mais recente, “O Dia em que Voltamos de Marte: uma história da ciência e do poder com pistas para um novo presente”, foi finalista do Jabuti em 2022.
Thiago Nascimento
Conselho ConsultivoTem 26 anos e é cria do Jacaré, favela na cidade do Rio de Janeiro. Fundou diversos projetos de impacto, como Jaca contra o Corona, Jacaré Basquete, LabJaca, O Clima é de Mudança e Próxim8. Foi selecionado no programa de apoio de Lideranças Negras da Fundação Tide Setubal, com apoio do Ibirapitanga e da Porticus, e premiado no Shell Iniciativa Jovem e no LabNip. É também conselheiro do Instituto Talanoa. É ainda graduando em Direito na UERJ, com especialização em Gestão de Projetos na FGV.
Conselho Fiscal
Sabrina Evangelista Medeiros
Presidente do Conselho FiscalDoutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela é fundadora e Coordenadora de Pesquisa do InterAgency Institute e professora de Relações Internacionais na Universidade Lusófona de Lisboa. Foi professora associada da Escola de Guerra Naval (licenciada), professora do Colégio Interamericano de Defesa (OEA) e da UFRJ. Esteve à frente de cargos correlatos, como na Secretaria Executiva, Diretoria Dinanceira e no Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Estudos de Defesa.
Karen Soares Swanborn
Membro do Conselho FiscalSocióloga com mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Coimbra, com bolsa sanduíche no Programa "Trabalhando em Contextos de Pós Desastres e Conflitos" da Via University, Dinamarca. Tem experiência profissional nos setores público, privado e no terceiro setor, onde já atuou na coordenação de diversos projetos de desenvolvimento social e econômico. Trabalhou para as Secretarias de Governo do Estado do Rio de Janeiro de Assistência Social e Direitos Humanos; Educação; e de Esporte, Lazer e Juventude.
Bianca Cruz
Membro do Conselho FiscalEspecialista em Finanças Corporativas e em Gestão de Risco, Compliance e Auditoria e graduada em Administração. Possui mais de 20 anos de experiência profissional em empresas multinacionais, com atuação em gestão administrativa e financeira, recursos humanos, gerenciamento de riscos e compliance.
Onde estamos?
- Rio de Janeiro (BR) - Brasilia (BR) - Santarém (BR) - São Paulo (BR) - Londres (UK) - Cidade do México (MX) - Maldivas (MV) - Xangai (CH)
Transparência
A Plataforma CIPÓ obteve seu registro formal de Associação Sem Fins Lucrativos no Rio de Janeiro em junho de 2021.
Confira o nosso Relatório Anual Completo de 2022.