Em Brasília, CIPÓ realiza série de reuniões para fortalecer cooperação com Executivo e Legislativo

A Plataforma CIPÓ realizou, dos dias 13 a 16 de março, uma série de reuniões em Brasília, com o objetivo de fortalecer os laços e a cooperação com representantes do Executivo e do Legislativo, sobretudo em questões relacionadas a clima, governança e relações internacionais.

A diretora-executiva do instituto, Maiara Folly, e a pesquisadora Marília Closs visitaram as sedes da Câmara, do Senado, da Presidência da República, do Itamaraty, da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entre outras.

Na terça-feira (14), ambas estiveram no evento “Caminhos para a integração multinível e multissetorial no avanço da política climática do Brasil”, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e co-organizado pela CIPÓ. Na sequência, se reuniram com a embaixadora Márcia Loureiro, presidente da Funag.

Na quarta-feira (15), as duas acompanharam a reunião de instalação e a eleição do presidente e dos vice-presidentes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e a sessão que homenageou a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada há cinco anos. O crime político continua sem resposta.

Na sequência, se encontraram com o diplomata Murilo Vieira Komniski, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, no Palácio do Planalto. Maiara Folly também esteve com o embaixador Carlos Alfredo Lazary, que abriu as portas da OTCA para a sociedade civil.

A CIPÓ acompanhou, ainda, o lançamento das Frentes Parlamentares Brasil – China e Brics do Congresso Nacional, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A organização acredita que a parceria estratégica em clima e meio ambiente com a China potencializa o esforço de reconstrução e transformação do Brasil.

Em breve, às vésperas da visita do presidente Luiz Inácio Lula ao país, publicaremos no nosso site e nas rede sociais outros materiais a respeito desta parceria.

Já na quinta-feira (16), a diretora-executiva prestigiou a conferência “Necessidades e Desafios de Mulheres e Adolescentes Migrantes Venezuelanas sobre Saúde Sexual e Reprodutiva”, organizada pela Fiocruz, junto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da University of Southampton.

Fundada em 2020, a Plataforma CIPÓ tem sede no Rio de Janeiro, mas vem fortalecendo, cada vez mais, sua presença nos demais estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, e ainda na China, no Reino Unido e na União Europeia.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts