CIPÓ acompanha 8ª Reunião Anual do Banco dos BRICS

A Plataforma CIPÓ acompanhou, na última terça-feira (30), diretamente de Xangai, na China, a 8ª Reunião Anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos BRICS. Segundo o pesquisador João Cumarú, que reside no país asiático, o evento debateu questões como expansão dos fundos, inclusão de novos membros e necessidade de direcionar investimentos estratégicos para o Sul Global, com foco na transição sustentável.

O encontro foi o primeiro sob o comando da ex-presidente da República Dilma Rousseff, que agora chefia o órgão internacional. Em seu discurso na abertura, ela ressaltou a relevância do NDB como uma instituição financeira multilateral focada no desenvolvimento sustentável. E elogiou o papel do banco no financiamento de projetos de infraestrutura, energia renovável e iniciativas de inclusão social em países emergentes.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou remotamente da reunião. Cumarú também notou uma presença maior de representantes dos países do Sul Global que estão entrando no NDB, como Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Nigéria e Egito, o que reforça esse movimento de expansão do NDB.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts