A Diretora Executiva do CIPÓ é renomeada para o Comitê de Política de Desenvolvimento das Nações Unidas (CDP)

Em dezembro de 2021, a Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Abdenur, foi renomeada para um segundo mandato de três anos para o Comitê de Política de Desenvolvimento do ECOSOC da ONU (CDP). O Comitê de Política de Desenvolvimento (CDP) é um órgão subsidiário do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC). Ele assessora o ECOSOC em questões relevantes para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os 24 membros são nomeados a título pessoal pelo Secretário-Geral e são nomeados pelo ECOSOC por um período de três anos. Os membros representam uma ampla gama de experiências de desenvolvimento, bem como equilíbrio geográfico e de gênero.

O CDP se reúne uma vez por ano no Plenário e, posteriormente, envia seu relatório ao ECOSOC. As análises detalhadas e as recomendações do CDP estão disponíveis em várias publicações.

A cada três anos, o CDP analisa a categoria de país menos desenvolvido (LDC) e recomenda ao ECOSOC e à Assembleia Geral da ONU quais países devem ser incluídos ou graduados da lista. A revisão é baseada em critérios quantitativos desenvolvidos pelo CDP, bem como em informações adicionais específicas do país.

O CDP também monitora os países que estão se formando ou foram graduados na lista dos PMDs e alerta o ECOSOC sobre qualquer sinal de deterioração de seu progresso de desenvolvimento.

O CDP é assistido pelo Secretariado do CDP, que faz parte da Divisão de Análise e Política Econômica (EAPD) do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA).